segunda-feira, 30 de agosto de 2010

"Shofar" Despertador Espiritual

O shofar é considerado um dos instrumentos de sopro mais antigos. Somente a flauta do pastor chamada Ugav, na Bíblia se iguala em idade segundo algumas opiniões, mas a flauta não tem função em serviços religiosos em nossos dias. Embora o shofar seja um símbolo tipicamente judaico, sua mensagem tem um caráter universal. Como explicava o grande filósofo Maimônides, o toque do shofar é um “despertador espiritual”, um chamado à introspecção e à ação: “Acordem do seu sono, vocês que estão dormindo! Reexaminem seus atos. Lembrem-se de D-us e retornem a Ele”. O shofar nos desperta do nosso sono espiritual profundo e nos incita a incorporarmos em nosso cotidiano os verdadeiros e eternos valores morais deixados por D-us.


Todos nós conhecemos a função do sacerdote, que era oficiar diante de D-us. Mas poucos de nós conhecemos a função do Shofar. Em nossas traduções da Bíblia esta palavra vem traduzida como “trombeta, e as vezes buzina“; porém a tradução correta seria “chifre de carneiro” pois o shofar é na realidade um chifre de carneiro usado como um instrumento de sopro. O shofar é feito de um chifre de animal casher (considerado limpo). Qualquer chifre pode ser usado para o shofar, exceto vaca ou touro, pois estes chifres são chamados em hebraico de “keren” e não shofar, e também porque seu chifre poderia ser um lembrete do Bezerro de Ouro que os filhos de Israel fizeram no deserto, ao deixarem o Egito. A palavra shofar aparece 72 vezes na Tanach (Velho Testamento), o shofar não produz sons delicados como o clarim moderno, a trombeta ou outro instrumento de sopro,porém para os judeus, o shofar não é um instrumento “musical”; não é usado por prazer ou divertimento; é considerado sagrado, quase como uma voz celestial.


No Livro dos Números, o shofar é citado como parte do ritual de Rosh Hashaná (o ano novo judaico): “No primeiro dia do sétimo mês (…) será tocado o shofar”. Utiliza-se especificamente um chifre de carneiro, em lembrança do episódio da Akedá, (episódio da amarração de Isaque para o sacrifício de Abraão) quando D-us determinou que um carneiro fosse sacrificado no lugar de Isaac. Nesse contexto, o shofar representa a misericórdia do Criador para com os homens.




Os serviços religiosos de Rosh Hashaná seguem uma seqüência estabelecida através dos séculos. Passagens bíblicas e talmúdicas, intercaladas com preces proclamando a soberania de D-us, estão compiladas no Machzor, o livro de orações utilizado nas Grandes Festas. Um aspecto marcante do ritual na sinagoga é o toque do shofar (literalmente “chifre”). Na Toráh a palavra shofar é mencionada inúmeras vezes e pela primeira vez em conexão com a Revelação Divina do Eterno no Monte Sinai, quando “e foi no terceiro dia, ao raiar a manhã, e houve trovões e relâmpagos, e nuvem pesada sobre o monte, e som de shofar muito forte; e estremeceu todo o povo que estava no acampamento.” (versão da Toráh Êx.19:16), o toque do shofar assinalou vários momentos solenes na vida do povo judeu, desde a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai, a reunificação de Yerushalaim (Jerusalém) em 1967, até a comemoração dos 50 anos de independência onde o som do shofar pode ser ouvido por todos os quadrantes no território do estado de Israel, mostrando ás nações que o Eterno se compadecera de seu povo lhe devolvendo a terra que prometera. O shofar era soado para convocar reuniões, mobilizar exércitos, para anunciar o Ano do Jubileu, a chegada da Lua Nova e o início dos feriados. Como memorial os toques do shofar no Antigo Testamento, eram utilizados para que o povo se reunisse em assembléia perante Deus, segundo a tradição judaica três tipos de toques eram usados para reunir o povo:_Tekiá- este era um toque direto e longo. Geralmente usado em convocações solenes._Shevarim- som de lamento, tocado principalmente em ocasiões de grande tristeza entre o povo, geralmente utilizado em ocasiões de lutos._Teruá- série de toques curtos, usado em convocações de aberturas de festas e outras ocasiões especiais. Possivelmente o uso de toques de clarins de trombetas nos exércitos e em guerras, tenham tido origem no toque do shofar executado por Israel desde os dias de Moisés.

De acordo com a tradição, o profeta Elias, arauto da Redenção, soará o shofar para anunciar a chegada do Messias.

Mas qual seria a aplicação do shofar para nós hoje? Não seria este mais um símbolo unicamente dos judeus e para os judeus?



O shofar, como já vimos, é um chifre de carneiro que é tocado em ocasiões especiais e com finalidades especiais. A forma de como ele é tocado também anuncia algo especial. Mas, o mais interessante é que o shofar é feito de chifre de carneiro. E o carneiro na verdade é um cordeiro que já amadureceu (atingiu a idade adulta)! Então, esse instrumento é feito de um animal já pronto, maduro, mostrando-nos que os anúncios, proclamações e decretos do Eterno são feitos a partir de algo (ou alguém) maduro, pronto para tal ato, também são feitos na plenitude dos tempos! Ou seja, só no tempo certo! Nada acontece antes ou depois da hora determinada pelo Senhor!

Algo que devemos levar em consideração é que para se obter um shofar deveria haver o sacrifício de um cordeiro ou carneiro, na simbologia profética do shofar temos uma incrível transparência no plano de salvação do Eterno para a humanidade, pois Cristo foi enviado como cordeiro para estabelecer um reino universal no planeta, segundo as escrituras chifres representam reinos ou reis.“Aquele carneiro que viste com dois chifres são os reis da Média e da Pérsia. Mas o bode peludo, é o rei da Grécia, e o chifre grande que tinha entre os seus olhos é o primeiro rei.” Dn.8:20-21. A morte do cordeiro de Deus trouxe aos homens a promessa de um verdadeiro reino de paz na terra, Ele (Yeshua) como rei universal se tornou o shofar de Israel em seus dias; bradando e convocando o povo corrompido á se voltarem em unidade e santidade para o seu D-us, aqui Ele vem na simbologia do shofar representado como o “Melech Ysrael” Rei de Israel. O Shofar é um instrumento de sopro, portanto alguém deve sopra-lo para que ele produza seu som, os primeiros toques do shofar profético Yeshua soprado pelo Eterno convocaram uma comitiva de 12 homens em Israel; e subitamente várias outras pessoas que após receberem o sopro de D-us no Pentecostes (At.2:1-2), que veio como um vento impetuoso e encheu a casa onde estavam, também se tornaram shofares de D-us e bradaram em Israel e nas nações gentílicas anunciando o reino de D-us e convocando os seres humanos a despertarem do sono espiritual e se voltarem para o D-us soberano. Que incrível a morte do cordeiro de D-us não somente trouxe um reino universal á terra mas também criou um exército de shofares (chifres) chamado de “Reis e Sacerdotes” (Ap.5:10-1:6-20:6), e mesmo nos nossos dias os shofares de D-us que continuam sendo tocados pelo sopro do Espírito Santo convocando os homens para se reunirem perante o Eterno.

O shofar também anuncia aquilo que está pronto para acontecer! O tempo está cumprido! Seja então tocado o shofar! A sua voz (do shofar) é a “voz profética do Eterno” que anuncia que o tempo chegou e que é hora do cumprimento de seus desígnios! Todas as vezes que o shofar é tocado, ha satan (o opositor) inimigo de nossas almas é obrigado á lembrar que o cordeiro de D-us foi morto, ressuscitou e instituiu sua condenação e o fim de seus dias.

O toque do shofar é profético, pois para cada uma das ocasiões havia uma preparação da parte do exército ou do povo quando ouvia o toque do shofar. Mas também devemos saber que cada toque para cada ocasião em especial, tinha um significado. E o povo de Israel, que convivia diariamente com isso, aprendeu a discernir cada toque do shofar! Por isso Sha’ul (Paulo) declara o seguinte: “Porque, se a trombeta (shofar) der sonido incerto, quem se preparará para a batalha?” (lCo.14:8). Ele conhecia bem o significado do toque do shofar chamando para a batalha, por isso sabia que somente alguém que tivesse intimidade e experiência no toque do shofar poderia tocá-lo para que desse o som exato chamando o povo para a atividade requerida! Da mesma nós crentes se darmos sonido incerto, em forma de um mau testemunho de vida no Senhor Jesus, como conseguiremos congregar almas para o exército de Cristo?

O shofar do Eterno ainda ressoa aos nossos ouvidos dizendo-nos: “A quem enviarei e quem há de ir por nós?”. Na eternidade ressoam estas palavras que esperam pela resposta dos soldados convocados para a batalha pelo Eterno! E qual será a nossa resposta?


O fim dos tempos se aproxima de nós rapidamente, e todos aguardamos pelo toque do shofar que nos chamará: “Ele enviará seus anjos com rijo clamor de trombeta (Shofar)…” (Mt 24.31). E quando isso ocorrer, então tudo terá findado! O mesmo som que nos alertará para o arrebatamento, também será usado pelo Eterno para despertar os mortos! Está assim escrito: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo, e com a trombeta (shofar) de D-us: e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro” (ITs 4.16). O som do shofar de D-us pode ser ouvido até mesmo pelos mortos, quantas e quantas vezes lemos nas escrituras de pessoas mortas que ouvindo a voz de homens de D-us e do próprio D-us se levantaram de sua sepultura indo em direção ao chamado, novamente quando eles ouvirem este toque do chifre de carneiro, então o espírito de vida entrará em seus corpos mortais, que imediatamente, serão transformados (Ico.15:51á53) e conduzidos à presença do Eterno! Assim como o instrumento, também as notas por ele emitidas são proféticas: “As profundas notas que o shofar emite conclamam ao despertar para a necessidade de comunhão entre irmãos, o retorno à fé e a D-us, e a um exame individual de consciência”Isso nos diz muito, pois, finalmente o shofar nos chama à comunhão! Uma comunhão que se dá através do Cordeiro e que ocorre entre nós, Corpo do Messias. Comunhão sem barreiras denominacionais, políticas, doutrinárias, ou quaisquer que sejam! Comunhão é simplesmente estar junto de alguém em unidade, não importa qual seja a placa de nossa igreja!Mas o que realmente importa é que estejamos em unidade através da comunhão. Precisamos retornar á este nível de vida para que ao toque do shofar possamos todos em unidade e através da comunhão sermos arrebatados juntos como uma verdadeira noiva que sobe ao encontro de seu amado.Que todos possam receber o sopro de D-us e se tornarem verdadeiros shofares pregando o reino, anunciando a vinda do Mashiach, trazendo entre o seu povo unidade e preparando a assembléia dos Santos e dos Justos para se encontrarem com seu D-us.

Extraído do Livro:

Simbologia Judaica sob a luz da profecia

Um comentário:

  1. Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda nao tendes resistido ate ao sangue e estais esquecidos da exortacao que, como a filhos, discorre convosco; Filho meu, nao menosprezes a correcao que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele es reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e acoita a todo filho a quem recebe... Hb 12
    Rafa, vc eh um filho que foi gerado em oracoes... T amar eh muito facil, alegrar-me com o teu chamado eh algo inexplicavel...

    Aproveita este espaco para discorrer do nazireu...

    Que todos os teus leitores aprendam algo a mais e se esforcem para atenderem ao chamado particular, como vc tem se esforcado para atender o seu...

    Parabens!!!

    Gloria a Deus por sua vida...

    Obrigada por obedecer, obedeca sempre, ja que obedecer eh melhor q sacrificar...

    Hb 11 - Fe, tenhamos fe, a nossa fe agrada a Deus...

    "O meu povo esta sendo destruido, porque lhe falta o conhecimento. Porque tu, sacerdote, rejeitaste o conhecimento, tambem eu te rejeitarei, para que nao sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, tambem eu me esquecerei de teus filhos." Os 4.6

    "Achei-me em espirito, no dia do Senhor, e ouvi, por detras de mim, grande voz, como de trombeta," Ap 1.10

    "E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas.
    E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente.
    Então Josué, filho de Num, chamou aos sacerdotes e disse-lhes: Levai a arca da aliança; e sete sacerdotes levem sete buzinas de chifres de carneiros, adiante da arca do SENHOR.
    Então Josué, filho de Num, chamou aos sacerdotes e disse-lhes: Levai a arca da aliança; e sete sacerdotes levem sete buzinas de chifres de carneiros, adiante da arca do SENHOR." Js 6.4-6

    Pra. Ro Galvao

    ResponderExcluir